Torneios de Tênis

Slice de Backhand

  Se você assitiu Wimbledon, provavelmente você viu os maravilhosos "slices" de backhand, que a maioria dos profissionais bateram.

Você vê que isso ocorre geralmente mais nas quadras de gramas do que em quadras de outras superfícies porque a bola vem tão baixa e rápida que isso faz com que dificulte para jogadores que venham a utilizar o top spin.

Nós todos aprendemos uma lição assistindo os profissionais jogando em Wimbledon nesse ano.
O slice pode ser um grande golpe para se adicionar no arsenal de todos os seus golpes.
Não apenas para mandar uma bola baixa para atacar o seu oponente, mas é um grande golpe para se utilizar quando a bola está baixa para você também.

Note o excelente trabalho de pés e joelhos flexionados dos profissionais.
Mesmo com suas extraordinárias abilidades de fazer grandes golpes, eles ainda acham neles mesmos, a posição melhor para encaixar uma bola mais eficiente para o slice de esquerda.
No Slice de backhand, eu sugiro bater na bola com apenas uma mão, (mesmo que seu backhand de top spin seja com as duas).

Você irá usar a mão não-dominante para apoiar a cabeça da raquete e também tenha a certeza que você está usando o grip continental para facilitar o slice.
Encurte o balanço do golpe e raspe a bola de cima para baixo lentamente, imitando um movimento de corte.

Você deve sentir como se estivesse batendo do lado de cima e esquerdo da bola. Esse sentimento vem com algum tempo de prática.

Inicialmente você baterá algumas bolas diretamente para baixo, mas com os treinamentos conseguirá fazer com que a bola *"flutue" mais e com isso conseguirá a compensação.

* quem é meu aluno sabe exatamente o que quer dizer esse "flutue", pois é um termo que uso bastante nas aulas.

Esse golpe depende muito de um bom ângulo que você deixar a cabeça da raquete, pois desse modo conseguirá deixar a bola mais baixa.

Conforme você vai melhorando, terá que tomar cuidado para não deitar a cabeça da raquete demais, senão a bola vai pegar na borda da raquete e o golpe não sairá perfeito.
Mantenha a cabeça da raquete apenas ligeiramente aberta.

O balanço do corpo deverá ser parecido com um escorregador, onde crianças brincam nos playgrounds. A raquete começará alta atrás do corpo, mas não faça um movimento muito brusco direto para baixo e sim para frente.

O contato com a bola deverá ser na frente do corpo, a terminação deverá ser indo com a raquete em direção ao alvo que você quer acertar. Steffi Graf é uma jogadora que tem um dos melhores backhands de slice do planeta e ela usa como um golpe ofensivo.

Lembre-se de manter os joelhos flexionados, pois assim conseguirá maior equilíbrio e coordenação durante o movimento. Você descobrirá que pode manter a bola mais mais baixa com uma simples inclinação da cabeça da raquete. Observe os profissionais e tente fazer você mesmo.

Com um pouco de prática você adicionará um novo golpe que será útil para quando você for jogar em wimbledon nos próximos anos.




Por Marcelo Ribeiro Cunha


 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis