Torneios de Tênis

×

Aviso

Can't identify browser version. Agent: Mozilla/5.0 (Linux; Android 7.0;) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Mobile Safari/537.36 (compatible; PetalBot;+https://aspiegel.com/petalbot)

Como pegar a bola na subida

  Se você recentemente assistiu um jogo de tênis profissional na televisão, você provavelmente ouviu o comentarista falar sobre como os jogadores pegam constantemente a bola na subida.
Pegar a bola na subida pode ajudar um jogador de tênis, vamos ver como?
Todo jogador tem uma zona de contato ideal que ele prefere para fazer o contato com a bola.
Aquela zona varia de jogador para jogador, mas em geral, essa zona costuma estar na altura da cintura.

Se você está bem posicionado e recebe uma bola do seu adversário, você provavelmente verá que a bola passará em sua zona de contato por duas vezes, uma vez vindo de baixo, logo após o primeiro quique da bola no chão e quando a bola vem de cima antes do segundo quique no chão.
Bater a bola na subida significa se mover ao encontro da bola e fazer o contato com ela na primeira vez que a bola passa pela sua zona de contato ideal.

Bater a bola na subida é um fato normal para todos os jogadores profissionais da atualidade, antigamente não era assim, até mesmo o primeiro do mundo como Bjorn Borg, deixava a bola cair e preferia fazer o contato com a bola atrás da linha de base da quadra, isso não é mais permitido no rápido jogo que se tornou o tênis hoje, se você for bater uma bola muito atrás da linha de fundo, provavelmente sua bola será de defesa e permitirá o seu adversário tomar conta do ponto.
Embora bater na subida requer mais precisão e tempo de bola (timing), faça isso bem e terá alguns benefícios.

Uma grande diferença é que a sua bola voltará para o seu adversário bem mais rápida.
O melhor exemplo que eu posso dar é a potência de Andre Agassi na sua devolução de saque.
Seu balanço (backswing) compacto e sua devolução na subida, envia a bola de volta tão rápido que até mesmo os melhores sacadores do mundo não estão preparados para isso.

Batendo a bola na subida também proporciona para você um ataque à quadra aberta mais rápido.
Imagine que você deu um grande golpe de direita na esquerda do adversário e ele teve que se deslocar para fora da quadra. Seu oponente provavelmente tentará uma bola de defesa alta para que ele consiga se recuperar e voltar ao centro da quadra antes que você tente um winner point (bola vencedora).
Se você esperar a bola pingar no chão, subir e cair novamente para bater na bola, isso já deu o tempo suficiente para que ele se recupere e era isso que ele queria.

Aí que aparece a importância de pegar a bola na subida, pois se você bate na bola logo após o seu quique, você ainda terá o outro lado da quadra aberto e seu oponente terá que atravessar toda a quadra para tentar uma bola de alto risco, ou seja, você já está mandando no ponto.


Por Marcelo Ribeiro Cunha
 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis