Torneios de Tênis

Lombalgia em atletas

Pelo Dr. Gilbert S.S. Bang

Lombalgia é o nome dado para a famosa dor nas costas (região mais inferior da coluna). As causas podem ter origem física até psicológica. As causas mais comuns vão do mal jeito (levantar um peso), postura incorreta, esforço excessivo até traumas mais graves (quedas, acidentes).

No tênis, a coluna vertebral é submetida a movimentos rápidos, de alta potência e grande amplitude:

O equilíbrio muscular é fundamental para o bom funcionamento da coluna vertebral. Pela própria dinâmica do esporte, a musculatura do tenista tende a ser assimétrica (um lado mais forte que o outro). Isso leva a desvios de postura com repercussão, não só na coluna, mas também em outras articulações como ombro e joelho.

Tensões psicológicas como estresse pré-competição, busca por resultados, pressão externa (família, equipe e patrocinadores) podem levar a dores musculares, dentre elas a lombalgia.

Estou com lombalgia. O que faço?

O diagnóstico precoce é ponto fundamental para a recuperação plena. Diante do mínimo incômodo nas costas procure um médico para avaliar a gravidade do problema. Os exames clínico e complementar (radiografia, tomografia, ressonância) fazem parte da avaliação inicial. Atenção: nem sempre uma radiografia normal significa ausência de lesão. Com o diagnóstico, inicia-se o tratamento precoce visando o retorno rápido e seguro à prática esportiva.

Como eu trato?

Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento da fase aguda da lombalgia. Uso de anti-inflamatórios (orais, tópicos, mesoterapia) associado a fisioterapia tem bons resultados. Nessa fase é importante a participação da comissão técnica para adequar o treinamento.

Como a fisioterapia pode me ajudar?

A atuação da fisioterapia vai desde a aplicação de gelo até técnicas como RPG (Reeducação Postural Global) e Osteopatia.

Na fisioterapia convencional pode-se utilizar aparelhos como ondas curtas, TENS e ultrasom. Alongamentos, fortalecimentos, e treino de propriocepção destacam-se entre as técnicas mais utilizadas.

O RPG avalia os músculos responsáveis pela postura observando quais alterações estão interferindo e causando sintomas. O tratamento consiste na realização de posturas específicas, que são mantidas por um determinado tempo. Durante a realização das posturas procura-se obter um melhor alinhamento corporal, o que proporciona um trabalho muscular de alongamento e fortalecimento, bem como o melhor posicionamento das articulações. No decorrer do tratamento o paciente gradualmente consegue melhorar naturalmente a sua postura para realização das atividades habituais.

A osteopatia é muito efetiva no tratamento imediato da dor e na prevenção. É um tratamento holístico e global onde a forma diagnóstica e terapêutica visa garantir a perfeita mecânica de todas estruturas do corpo, com isso garante condições para o corpo atuar na sua auto-regulação e cura. O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido (osso, ligamento, fascias, músculo, víscera e crânio) a partir das constatações feitas na avaliação (técnicas manuais e manipulativas). A osteopatia controla todos os elementos que compõe a lesão no esportista, reconhece e interpreta a mecânica inadequada e ausente.

Tenho mais opções?

A acupuntura é uma técnica que vem auxiliando atletas no tratamento da dor, possibilitando o retorno precoce ao esporte, bem como na realização da fisioterapia.

Técnicas de massagem auxiliam no relaxamento muscular. As tensões musculares podem aparecer como reflexo de proteção do corpo, e o alívio das tensões reduz a dor muscular.

Dr. Gilbert S.S. Bang - Médico Fisiatra do Serviço de Medicina Física e Reabilitação - Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo, Docente daFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade de Medicina Desportiva do Rio de Janeiro, Membro da Gatorade Sports Science Institute e da International Federation of Sports Medicine (FIMS)

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.

_ by Tênis Brasil

 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis

Como fazer Downloads

Para fazer download de arquivos é preciso:

  1. Se registrar com um email válido aqui.
  2. Efetuar Login no módulo de Login.
  3. Ir até a área de Downloads.
  4. Baixar quantos arquivos desejar.
Loading ...