Torneios de Tênis

Musculação para tenistas

Por Adriano Vretaros

Ultimamente, tenho percebido, durante certas conversas, que quando se toca no assunto preparação física, alguns tenistas ainda insistem em acreditar que ela deveria somente ser feita na sala de musculação. Acredito que estão equivocados.

A preparação física específica para tenistas envolve treinos realizados tanto na sala de musculação como também atividades na quadra. Essa proporção (musculação x quadra) varia muito conforme a fase do planejamento em que se encontra o tenista.

Na verdade, a musculação pode ser considerada como método de treinamento auxiliar que objetiva aprimorar a valência física "força" e suas respectivas manifestações (resistência muscular localizada, força máxima e força explosiva, entre muitas).

Neste artigo, busca-se apresentar os benefícios gerais da musculação para os praticantes do tênis de campo e também abordar a melhor relação entre a utilização de máquinas ou pesos livres dentro de um ginásio de musculação.

Musculação

Historicamente, existem relatos na literatura acerca de desenhos egípcios datados de 4000 AC que mostram jovens atletas erguendo sacos de areia para adquirir e/ou melhorar sua força.

O termo musculação lembra algo ligado aos músculos. Tarefas com pesos, halterofilismo, fisiculturismo, levantamento de pesos, etc. Todos estes nomes e muitos outros são comumentes empregados para designar atividades envolvidas com a musculação.

O corpo humano possui pouco mais de 600 músculos. O nosso músculo esquelético pode ser considerado como uma mistura heterogênea de vários tipos de fibras musculares.

Para ativar um músculo é necessário que ele esteja inervado, pois a função muscular é controlada pelo sistema nervoso central.

A capacidade dos músculos de se movimentarem é dependente do seu tamanho, formato e estrutura. Existem músculos destinados predominantemente para potência, outros para executarem uma diversidade de movimentos e alguns possuem estrutura para efetuar movimentos mais precisos e delicados.

Na musculação, através da atividade repetitiva dos exercícios, o músculo é solicitado e devidamente treinado, aprimorando a sua força. São inúmeros os benefícios fisiológicos proporcionados, a saber: melhorias na ativação muscular, capilarização e vascularização do músculo, viscoelasticidade, coordenação intra e inter-muscular e correções posturais.

Os tenistas competitivos e os que jogam por recreação têm feito uso da sala de musculação e experimentado seus efeitos positivos. Neste sentido, algumas dúvidas têm surgido e, entre muitas, a que mais ouço: quando e/ou qual situação em que devo optar pelo uso dos aparelhos de musculação ou pesos livres?

Aparelhos versus pesos livres

A primeira coisa que costumo fazer ao adentrar em uma sala de musculação é perguntar: quantas toneladas de peso o ginásio possui (somando-se as cargas totais das máquinas e os pesos livres). Quanto maior a tonelagem encontrada, maiores serão as alternativas de trabalho.

Os leitores mais atentos irão questionar se minha intenção é treinar algum "Incrível Hulk". Eu digo que não. Entendam: para os tenistas recreacionais, o fator da tonelagem não é tão relevante quanto a disponibilidade de aparelhos. Em contraste, para os tenistas competitivos, valores elevados de tonelagem torna-se uma real necessidade.

Basicamente, existem três grandes grupos de aparelhos que são encontrados nos ginásios de musculação. Eles são classificados assim: sistema de alavancas guiadas, sistema de alavancas convergentes e sistema de resistência variável.

O sistema de alavancas guiadas é o mais encontrado nos ginásios. Também são conhecidos como "tijolinhos", pois, o controle da carga se dá através da seleção da quantidade de barras guiadas e orientadas por cabos. Uma marca muito conhecida é a dos aparelhos da Nakagym.

No sistema de alavancas convergentes, o aparelho é projetado de forma que as alavancas biomecânicas permitam a transmissão direta de cargas, sem ocasionar falseios ou inconstâncias. A marca Biodelta envolve alavancas convergentes.

O sistema de resistência variável, ou aparelhos isocinéticos (alguns chamam de dinamômetros isocinéticos) é empregado para reabilitação muscular. Estão presentes em clínicas de fisioterapia e também em algumas salas de musculação de equipes esportivas de ponta. O diferencial nestes aparelhos computadorizados é que sua capacidade de gerar torque contra uma resistência permite movimentos de velocidade angular constante em toda amplitude da ação. A marca Cybex projeta aparelhos que envolvem o sistema de resistência variável.

Os pesos livres, ou halteres, são constituídos por barras (longas e médias) e anilhas (cargas que se encaixam nos extremos das barras) e os halteres de mão (dumbells).

Existe uma eterna discussão acerca de qual a melhor opção: máquinas ou pesos livres. Vou tentar discorrer resumidamente o que pensam os melhores preparadores físicos e no final apresentarei algumas dicas importantes.

Nos Estados Unidos existem academias em que as salas de musculação dão maior ênfase aos pesos livres. Assim como outras em que predominam os aparelhos. Lá, eles empregam o termo ginásio (gym) e não academia. O termo está mais relacionado com grande aparato de tonelagem e enorme espaço físico direcionado especificamente para musculação. Já o termo academia envolve atividades referentes ao fitness (musculação e variações de ginástica).

Os treinadores russos são adeptos do uso de pesos livres e barras. Para se ter uma idéia, na época da Guerra Fria, os melhores levantadores olímpicos do mundo eram oriundos da antiga União Soviética (URSS). Atualmente, nos EUA está sendo muito difundido um método russo em academias: o Kettlebells.

Segundo o professor Charles Poliquin, que treina os jogadores de futebol americano e outras modalidades em seu centro de treinamento, mesclar aparelhos com pesos livres é uma boa alternativa. Aliás, Poliquin avançou um pouco mais: ele próprio adaptou alguns pesos livres e barras através da soldagem de alavancas e criou dispositivos para efetuar determinados tipos de exercícios.

Na visão de Donald Chu (ex-preparador físico da equipe de basquete do Chicago Bulls), máquinas e pesos livres são tarefas complementares. De acordo com ele, o mais importante para atletas são atividades que envolvam movimentos explosivos com uso de medicine-balls e saltos pliométricos.

Na posição de Vladimir Zatsiorsky, os exercícios que são executados em aparelhos de força estão distantes da biomecânica dos movimentos naturais e exercícios tradicionais. Segundo o autor, os graus de liberdade com o uso de pesos livres é maior quando comparado com as máquinas. Ou seja, as máquinas foram projetadas para treinar músculos e não movimentos esportivos complexos.

Aqui em São Paulo, no futebol da SE Palmeiras, foi criado um departamento de Força e Velocidade com o uso exclusivo de aparelhos norte-americanos. Os jogadores de futebol são submetidos a trabalhos de saltos pliométricos em piso duro e sessões de musculação combinados. Aparentemente, podemos dizer que tem dado certo, já que o Palmeiras é o melhor classificado da tabela na série B do campeonato brasileiro.

No tênis de campo, em alguns atletas são evidentes os benefícios do trabalho com pesos. No início do ano, Agassi deu um salto qualitativo após submeter-se a um trabalho de força com o preparador físico Gil Reyes. Nem preciso falar das irmãs Williams, que são a própria imagem do tênis-força. Recentemente, soube que Andy Roddick possuía um preparador físico brasileiro para desenvolver seus programas de musculação.

Enfim, seguem algumas dicas básicas quanto ao melhor emprego na relação entre máquinas e pesos livres:

Tenistas Iniciantes: menos de 1 ano ininterrupto de musculação - dê preferencia a aparelhos e fique atento ao melhor ajuste para não prejudicar sua postura.

Tenistas Intermediários: acima de 02 anos ininterruptos de musculação - mesclar o uso de pesos livres e aparelhos.

Tenistas Avançados: nesta classificação enquadram-se a maioria dos tenistas competitivos de elite. Aconselho mesclar, porém, combinando pesos livres com tarefas que envolvam arremesso de medicine-ball e pliometria.

Crianças: pesos livres (cargas leves) e aparelhos com ajustes através de caixas de madeira ou almofadas (infelizmente, a maioria dos aparelhos é projetado para adultos).

Terceira Idade: os tenistas veteranos devem enfatizar os aparelhos, principalmente no início do programa para auxiliar no aspecto postural. Gradualmente, implementam-se os pesos livres.

 

Referências Bibliográficas

Biodelta. Disponível on line: http://www.biodelta.com.br

Chu, D.A. & Martin, T. Power Tennis Training. Human Kinetics; 1994.

Cybex. Disponível on line: http://www.cybex.com.br

Kettlebells. Disponível on line: http://www.kettlebells.com

Manso, J.M.G. La Fuerza. Editorial Gymnos, Espña; 1999.

Nakagym. Disponível on line: http://www.nakagym.com.br

Souza, P.M. Projeto e desenvolvimento de um aparelho para avaliar a força muscular isométrica dos rotatores do ombro. Dissertação de Mestrado - área de Bioengenharia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP de São Carlos; 2003.

Vretaros, A. Treino de força para crianças. Disponível on line: www.uol.com.br/tenisbrasil/instrução/preparação/preparação-07.htm

V.Z. Clube quebra tabus na preparação física. Jornal O Estado de São Paulo. - domingo, 07 de setembro de 2003.

Zatsiorsky, V. Ciência e prática do treinamento de força. Phorte, São Paulo; 1999.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. é professor de Educação Física com pós-graduação em Bases Fisiológicas do Treinamento Desportivo pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.

_ by Tênis Brasil

data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis

Como fazer Downloads

Para fazer download de arquivos é preciso:

  1. Se registrar com um email válido aqui.
  2. Efetuar Login no módulo de Login.
  3. Ir até a área de Downloads.
  4. Baixar quantos arquivos desejar.