Visualização mental
Por que fazer visualização mental? Existem boas razões para isto. Primeiro, se você visualizar mentalmente um cenário, ele deixará de ser estranho para você. Se você visualizar uma partida de tênis, então você pode se preparar melhor quando ela ocorrer. A visualização mental permite ao jogador se familiarizar com uma competição antes de ela realmente acontecer. Isto dá uma sensação de controle, autoconfiança e alivia o stress.
A imaginação mental é uma das áreas mais importantes da psicologia do esporte hoje. Chuck Norris, conhecido ator e lutador norte-americano, costuma visualizar uma luta e os diferentes golpes que podem ocorrer. "Quando eu entro em uma competição, eu nunca sinto stress porque eu estou física, psicológica e mentalmente preparado. Para eliminar o stress você precisa se concentrar e visualizar o resultado que você quer" afirma Chuck.
Antes dos Jogos Olímpicos de 1984 a atleta Silvia Bernier, de saltos ornamentais, fez um intensivo treinamento de visualização mental sobre seus saltos no trampolim. No dia da prova, seus saltos foram perfeitos. O resultado? A medalha de ouro.
O atleta que efetivamente utiliza sua força mental se torna forte mentalmente e desenvolve grande controle sobre suas emoções. Joan Benoit, ganhadora da medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, ao ser perguntada sobre seu sucesso respondeu: "Meu sucesso vem da minha força mental, da capacidade de visualizar mentalmente cada quilometro da maratona antes dela acontecer".
Como fazer visualização mental? A primeira coisa que você deve saber é que para ter resultado você precisa praticar regularmente a visualização, de 5 a 10 minutos no mínimo 5 dias por semana (isto é melhor do que treinar 20 minutos 1 vez por semana). Aqui vai um exemplo de um exercício de imaginação de um jogo de tênis que você pode fazer em casa. Sente-se em um lugar confortável, feche os olhos e respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca devagarinho. Enquanto respira, tente acalmar sua mente e imagine a si mesmo se preparando para um jogo. Você está usando as mesmas roupas que você usa normalmente e fazendo seu ritual de aquecimento antes da partida. Imagine o início da partida e você executando jogadas firmes e fortes, imagine você confiante, executando bem, muito bem, todos os fundamentos do tênis, o saque, a direita, a esquerda, voleios, etc. Agora, visualize a si mesmo com muita força de vontade, determinado, com uma forte expectativa positiva e mentalmente repita para si mesmo, Eu posso, Eu quero, Eu faço, Sou um jogador forte e corajoso. Com determinação, garra e força de vontade eu busco sempre a vitória, Eu posso, Eu quero, Eu faço.
Conforme você vai ficando craque em visualização dos jogos, pode visualizar você jogando contra alguns adversários, o clube em que você vai jogar, com suas quadras, etc. Aliás, a familiarização com as quadras é muito importante. Em alguns clubes é mais fácil conhecer a quadra. Em outros, onde você não está familiarizado com a quadra, tente chegar mais cedo, veja a quadra, tipo de piso ou use qualquer outra forma para conhecê-la melhor, talvez até pela internet. Depois que fizer isto, mentalize-se jogando nela.
O piloto Ayrton Senna era mestre em visualizar as corridas. Logo que chegava em um autódromo, a primeira coisa que fazia era caminhar por toda a pista. Depois, quando ia para o hotel, visualizava cada metro da pista, a forma de guiar, os pontos de ultrapassagem, freadas, etc. Na hora da prova, ele ... barbarizava.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. é PHD em Ciências do Esporte pela Unicamp, psicóloga da seleção brasileira de futebol e atua na ORPUS - Instituto de treinamento mental. Av. Jandira, 295 cj. 303 - Moema - São Paulo - SP - CEP 04080-001 - Telefone: (0XX11) 5052-0784.