Indian Wells (EUA) -Enquanto o tênis masculino ainda proíbe a comunicação entre jogadores e técnicos durante os jogos, ao menos Rafael Nadal encontrou tática para levar ao jogo mensagens especiais de seu treinador. Segundo reveloou o jornal El Mundo, o tenista já usa há um ano uma espécie de "cola" na mão esquerda com palavras de motivação.
Ao comentar o tema, Francisco Roig, um dos treinadores do jogador agora em Indian Wells, confirmou a prática. "São coisinhas sem a menor importância. Quatro bobeirinhas para ele se lembrar de algo. Mas em geral são de ordem psicológica", disse. Nadal teria usado a "cola" pela primeira vez exatamente há um ano, na vitória por 6/1 e 6/1 sobre Juan Carlos Ferrero em Indian Wells.
"Ele escreveu coisas na palma da mão. Mas não posso dizer se ele havia continuado com isso", contou Josep Perlas, outro da equipe do número 2 do mundo. Já Toni Nadal, tio e treinador oficial do jogador e que não está nos EUA ao seu lado durante os Masters Series, também se mostrou ciente e contou detalhes diferentes dos companheiros.
"Eu acho que sei o que ele escreve. No ano passado eu falei para que ele escrevesse coisinhas para não se esquecer durante o jogo, mas são mais questões táticas do que técnicas. Muitas vezes um jogador perde a concentração ou esquece de algo, então ter três, quatro notas básicas caem bem", explicou.O próprio Nadal foi perguntado sobre o que anotaria, mas resolveu despistar. "São palavras que me ajudam, mas prefiro não contar porque são coisas pessoais", encerrou o tenista. Nesta quarta-feira, a "cola" parece ter ajudado, já que ele virou jogo perdido contra Jo-Wilfried Tsonga mostrando raça acima do normal.