História do tênis
A origem do tênis é muito duvidosa. Acredita-se que os antigos jogos com a bola praticados pelos egípcios, gregos e romanos tenham sido precursores do jogo de tênis.
As origens mais próximas da forma atual surgiram na França, no séc. XIII. Foram construídas várias quaras em mosteiros, castelos, parques e grandes avenidas. Com o aumento do interesse pelo jogo, os locais tornaram-se insuficientes para a prática deste esporte, acarretando a necessidade da construção de quadras em recintos fechados.
O tênis primitivo foi praticado inicialmente com as mãos, utilizando-se posteriormente luvas forradas. Com o passar dos tempos, faixas de couro foram enroladas à mão para permitir aos jogadores golpear com mais firmeza. A seguir foram fixados pedaços de madeira às faixas de couro surgindo assim o cabo da raquete. Posteriormente, acrescentou-se uma cavidade na cabeça da raquete e colocou-se uma espécie de pergaminho, que foi substituído finalmente pelo encordoamento atual (com cordas de tripas de animais ou de material sintético). O aparecimento da raquete como invenção italiana.
O tênis é considerado um jogo de origem inglesa. Em 1874, o major Walter Claptom Wingfield introduziu um novo jogo, o "Sphairistike",estabelecendo algumas regras fundamentais, que ainda hoje constituem a base do jogo do tênis.
A denominação "Sphairistike", por ser de difícil memorização, foi substituída em 1877 por "lawn tennis" e, posteriormente a palavra lawn foi excluída, ficando assim apenas "tennis".
No entanto, a origem do nome tennis é que permanece mais obscura. A hipótese mais provável é a derivação da palavra francesa "tenez" (pegue-a, jogue-a).
Quanto a contagem estranha do jogo (15-30-40-game), as primeiras notícias sobre isso nos esportes de raquete que deram origem ao tênis são de procedência medieval, baseando-se no sistema horário, através da utilização de relógios que ficavam próximos aos locais de jogo. Em 1876, tentou-se realmente padronizar a contagem do jogo de tênis, dividindo-se o games "em 4 partes iguais, fechando um círculo como no mostrador do relógio, ou seja: 15 para o primeiro ponto, 30, 45 e 60 para o quarto e último ponto do game", que correspondia a toda uma volta do ponteiro do relógio. Esta contagem foi usada no primeiro torneio de Winbledon, em 1877. Com o passar dos anos, para simplificar a contagem, substituiu-se o 45 por 40, talvez por ser mais fácil de se falar e ouvir e eliminou-se o 60, ficando apenas "game".