Torneios de Tênis

Saiba o que a osteopatia pode fazer por você

Pelo Dr. Márcio de Oliveira Saraiva

A osteopatia é um método de tratamento manual e natural criado nos Estados Unidos no fim do século XIX pelo médico Andrew Taylor Still. Ele achava que o bom equilíbrio das estruturas (o osteon grego do aparelho do aparelho locomotor) era crucial para evitar o aparecimento de disfunções e de doenças (pathos). Ou seja, o corpo tem possibilidades de se reequilibrar, de autocurar-se. Cabe ao osteopata a tarefa de normalizar as estruturas e "deixar trabalhar a Natureza".

A osteopatia é um tratamento holístico e global em que a forma diagnóstica e terapêutica (técnicas manuais e manipulativas), visam garantir a perfeita mecânica de todas estruturas do corpo, com isso garantindo condições para o corpo atuar na sua autoregulação e cura.

O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido (osso, ligamento, fascias, músculo, vísceras e crânio) a partir das constatações feitas na anamnese. Entre estas técnicas, destacam-se: Streching, Spray and Stretch, Bombeo, Articulatória, Miofascial, Músculo Energia, Jones, Funcional de Hoover (facilidade), Craniais, Viscerais, e Thrust.

As áreas de atuação do osteopata são:

  • Ortopedia: lombalgia, ciatalgia;

  • Pediatria: asma, bronquite, sinusite, escoliose;

  • Gastro-enterologia: hérnia de hiato, constipações;

  • Neurologia: dor de cabeça, insônia;

  • Ginecologia/Obstetrícia: cólicas menstruais;

  • Patologia Esportiva: entorses, tendinites.

Como podemos observar, a osteopatia é muito eficaz no tratamento da dor e na prevenção de patologias muito comuns no nosso cotidiano.

A osteopatia controla todos os elementos que compõem a lesão no esportista, reconhece e interpreta a mecânica inadequada e ausente.

Identifique a lesão, trate-a e deixe-a - Inúmeros atletas de alto nível se beneficiam com o tratamento de osteopatia para se manterem na melhor forma possível. Lesões osteopáticas prejudicam a perfeição dos gestos técnicos, diminuem a performance e podem criar lesões mais graves em longo prazo.

Tratar as cadeias musculares e normalizar as funções finas articulares permite restaurar a harmonia e a eficácia dos gestos esportivos. Certos esportes como o tênis provocam freqüentemente distensões musculares e bloqueios vertebrais, que podem ser tratados pela osteopatia. Em competições internacionais, é comum as equipes contratarem um osteopata para cuidar dos atletas.

Na relação entre dor e osteopatia, a zona dolorida muito raramente é o nível do problema mecânico, visto que está relacionada com a hipermobilidade reacional a uma fixação articular localizada acima ou abaixo da região que apresenta o sintoma.

Tendo em vista a ampla gama de recursos terapêuticos disponíveis na osteopatia, é de se esperar que esta introdução ao assunto possa gerar, nos médicos e fisioterapeutas, sobretudo naqueles que não conhecem a fundo o vasto campo das técnicas manuais, um foco de interesse no sentido de levar aos pacientes novas formas de tratamento, mais simples, mais eficazes e muito mais capazes de tornar ainda mais fascinante o seu cotidiano profissional.

Dr. Márcio de Oliveira Saraiva é fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Desportiva pela Unifesp- Escola Paulista de Medicina. Osteopata graduando pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Pós-graduado em Gestão em Esportes pela Faculdade Trevisan. Tem experiência com atletas de alto rendimento e tenista profissional.

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.

_ by Tênis Brasil

 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis

Como fazer Downloads

Para fazer download de arquivos é preciso:

  1. Se registrar com um email válido aqui.
  2. Efetuar Login no módulo de Login.
  3. Ir até a área de Downloads.
  4. Baixar quantos arquivos desejar.
Loading ...