Torneios de Tênis

Você está aprendendo a jogar bem tênis?

Os professores de tênis ou técnicos, tem uma quantia quase infinita de informações de como ensinar tênis. Há a disposição livros, vídeos, textos especializados, revistas, cursos e convenções sobre todos aspectos de golpes, movimentação em quadra, psicologia nutrição, aprendizado motor e técnica.

Mas os professores, com toda boa vontade, e certamente recursos precários de tempo e monetário, ensinam de uma forma tradicional e repetitiva, muitas vezes desrespeitando as individualidades, quase que completamente ignorando o processo de como as pessoas aprendem.

Um grande projeto de pesquisa conduzido pela Federação de Tênis Alemã antes dos anos 90, revelava o fato aterrador que quase nenhum dos principais jogadores profissionais estavam usando os golpes correntemente, apesar de terem professores de tênis com reconhecimento nacional.

Isto não estava diretamente relacionado com o que estava sendo ensinando, mas sim de que forma se estava ensinando.

O capitão da Taça Davis Canadense e pesquisador de esporte, Louis Cayer, tem estudado o processo de aprendizagem desde seus dias como um estudante na Universidade de Quebec em 1975. Sua pesquisa e experimentação, é direcionada ao desenvolvimento de um aprendizado centralizado, com um sistema de ensino com tarefas orientadas, chamado de Método de Ações, que é agora o método oficial de ensino recomendado pela Federação de Tênis Canadense.

A descoberta básica da pesquisa de Cayer é que as pessoas aprendem mais naturalmente quando lhes é dada uma meta ou tarefa (O que fazer), do que ser dada uma técnica ou modelo de golpe para copiar (Como fazer). Como as lições de tênis são estruturadas, a orientação é critica neste processo de aprendizagem, segundo Cayer.

Por exemplo, uma lição de tênis pode ser dividida basicamente em três partes:

1- Usando o método de ordem direta de ensino: o instrutor diz ao estudante que grip usar, como se posiciona o corpo, que movimentação deve ser usada, que tipo de balanço, etc.

2- Usando o método de descoberta livre: aos estudantes é dado uma meta, tal como bater a funda ou bater com topspin, e são levados naturalmente a imaginar como executarão estas metas.

3- Usando o método de descoberta guiada, que está entre os dois extremos dos métodos anteriores: é o método em que o professor trabalha fornecendo o ambiente de aprendizagem ótimo para começar uma tarefa, auxiliando o estudante, quando necessário, e discutindo com ele as suas dificuldades e soluções técnicas possíveis para o bom desempenho.

Acredita Cayer que o método de descoberta guiada é o de maior eficiência para treinar, tanto principiantes como jogadores profissionais. "Nós acreditamos que o estudante necessita saber o que se fazer, antes de ver como se faz" diz Cayer. Ele dirige o programa de formação de professores de tênis do Canadá. "Assim em todos os níveis nós montamos tarefas, e pedimos aos estudantes para resolverem problemas, ensinando-os a tomarem decisões de escolha da ação técnica que fará deles jogadores firmes.

Até mesmo com principiantes, se nós desejamos fazer deles bons jogadores, diremos: - primeiro o rally ( troca de bolas ), depois o 'winner', como objetivo. No ensino tradicional , no entanto, o professor lança próximo da rede e ao centro, com um cesto, bolas muito lentas. Desta forma o estudante é induzido a bater forte, sempre mudando a direção da bola. Assim se ensina o ataque, que é feito, quase sempre, de forma precipitada. O modo correto é ir para um rally, até surgir uma oportunidade para a conclusão da jogada."

O trabalho de Cayer foi inspirado pela pesquisa de Jean Breshbulh, autor suíço que estava preocupado com a queima ( burn-out ) de 60-70 porcento de jogadores de tênis com valor, em seu país, por deficiência de ensino.

Quando as pessoas inicialmente vêm para um professor de tênis, para tomarem lições, eles não estão, necessariamente, esperando aprender um golpe de direita ou esquerda perfeitos, eles querem as vezes apenas se divertir, exercitando-se e terem algum sucesso.

"Se nós ensinamos pessoas para o ataque, quando na verdade eles desejam apenas divertir-se e fazer exercício, criaremos uma desmotivação inoportuna, justamente quando estão dispostos a cooperar como em todo o começo.

Se o ensino for dirigido para estes objetivos iniciais, pegaremos rapidamente a confiança do aluno, o que tornará mais fácil ensinar para eles os golpes corretos. Mas adiante nós induziremos o aluno a entender a necessidade do rally," diz Cayer.

No método de descoberta guiada o golpe é modelado aos estudantes no começo de uma lição para dar eles uma idéia de que metas eles devem trabalhar, mas sempre trabalhando com uma tarefa, um objetivo.

"Que devem ser as necessidades de um principiante?," pergunta Cayer. "Taticamente eles devem optar pelo rally. Psicologicamente, eles devem divertir-se. Fisicamente, eles devem exercitar-se. Assim não devemos fazer eles ficarem atrás de uma linha, exercitando golpes repetitivos e maçantes. Necessitamos ter participação máxima do aluno".

"Quando eu fui no Lipton, vi professores americanos dando clínicas, colocando um dos estudantes atrás do outro em uma linha. Que ridículo para aquele estágio de aprendizagem. Eu não podia acreditar que ainda existia isto,"diz Cayer.

No começo, Cayer aconselha divertimento nas lições, acentuando um modo cooperativo de jogar." Os professores de tênis do Canadá raramente usam máquinas lançadoras de bolas, quando ensinando classes de principiante, porque desta forma os estudantes recebem bolas mais aleatoriamente e desenvolvem uma melhor percepção.

Este é o ponto chave em ser bem sucedido em tênis," diz Cayer.

"Segundo estudos dos Alemães, coordenação é o fator determinante na aprendizagem do tênis. Jogar tênis requer habilidades motoras e perceptivas, porque que as suas reações são baseadas em sua percepção de como a bola está se deslocando," afirma Cayer.

"No ensino clássico, os professores primeiro mostram como atacar. Eles mostram a cruzada, a paralela e a subida à rede aos estudantes, dizendo para eles manterem a bola funda e com topspin," queixa-se Cayer. "O foco em habilidades de projeção, em vez de habilidades de recepção, de coordenação global da movimentação e da percepção, nos parece a forma correta de ensino".

Os estudantes necessitam desenvolver habilidades de coordenação perceptivas muito cedo, mas, muitas vezes, é ordenado a eles para apenas golpearem de direita, esquerda, não encurtar, manter a bola funda, nunca baseando a decisão do golpe na percepção da bola que eles estão recebendo, sem fazer nenhum julgamento das possibilidades. Os jogadores devem ter conhecimentos de como usar suas percepções e julgamentos, para poderem tomar as melhores decisões, adaptadas as suas potencialidades e limitações.

Se um estudante está tendo dificuldade mudando grips, isto é provavelmente porque ele não está percebendo e julgando a bola rapidamente o bastante para decidir que grip deve usar. Assim ele está sempre acelerado e em pânico.

Comentário Final

Eu adoto este método para desenvolver principiantes, baseado no rally, desenvolvendo habilidades de adaptação por receber uma alta bola ou uma bola baixa. Induzindo ao aluno a mover-se no tempo certo, exercitando as habilidades de coordenação segundo a trajetória da bola do adversário, o que contrária o método tradicional de sempre estar recebendo a mesma bola da cesta e enviando sempre ao mesmo alvo.

Tênis é um esporte de habilidades abertas, onde tudo começa com a percepção da bola recebida, e você tem de decidir taticamente o que fazer, para ai então decidir a sua ação técnica.

Acredito, assim como Cayer, que somente depois dos alunos terem dominado as habilidades do rally, deveremos ensinar as habilidades de ataque.

 

Francisco Zanette

 


 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis