Torneios de Tênis

Formação de Fininho


Você sabia que tenistas faz universidade?

 

Não?

É isso mesmo, quem disse que tenista é alienado, que não estudada, que não ganha diploma...

Brincadeiras a parte temos que dizer que tem jogadores que continuam os estudos, alguns até se aventuram a fazer a universidade inteira, outros nem tanto. Eu me coloco no grupo que “fugi da escola”.

A universidade que estou falando aqui é a universidade da Atp.

Quando o jogador entra no top 200, tem( pelo menos tinha) um ano para se apresentar na universidade da Atp. É uma obrigação para o tenista.

Todos os jogadores tem que fazer, sem exceção.

A universidade diferente do que você está pensando dura 2 ou 3 dias. Não tem notas e não se pode “bombar’, nem tentando.

Quando eu fiz, em 1992(isso me lembra o velinho que estou), ficamos três dias estudando na sede da Atp em Ponte Vedra na Flórida, nos colocaram em um lindo hotel, tudo pago e dentro de uma sala de aula umas 10 horas por dia com diferentes palestras. Tenho que admitir que depois de parar de estudar ficar sentado por tanto tempo escutando pessoas não era minha grande vocação.

História da Atp, o que fazer com o seu dinheiro, educação sexual, regras, como se comportar a frente da imprensa, doping, apresentação de todos os membros da entidade e mais algumas coisas.

Normalmente os tenistas chegam a essa universidade muito jovens, 18, 19 ou 20 anos. Nem preciso dizer que alguns encaram com muita seriedade, outros nem tanto. Imaginem que alguns são humildes, sem muita projeção, grana ou fama, outros podem ser top 50 com 18 anos, cheio da grana, caras reconhecidos,etc.,etc.

Eu fazia parte dos jogadores que não tinham nada na conta bancaria, ninguém me conhecia e pouco falava de ingês, mas com certeza era da turminha que prestava atenção mas não chegava a ser um grande aluno, me focava mais nos assuntos que achava que me ajudariam, nos que não me interessavam dava uma viajada básica. Ficava desenhando besteira e mostrando ao amiguinho do lado. Coisa de moleque de escola.

Divulgação da ATPAlgumas historias foram engraçadas na época, lembro que a primeira importante palestra foi de um economista de um banco importante americano contratado a preço de ouro para palestrar para aquele time de “sem juízo”, “sem terra”, “sem noção”. Ele começou a palestra falando em números, eu naquela época tinha acabado de gastar meus últimos dólares para viajar até os Estados Unidos para tentar ganhar uns pontos e melhorar no ranking. Em português claro estava quebrado. A galera que tava lá não era muito diferente de mim, Jordi Burillo, Fabio Silberberg, Alex O’Brian, Lucas Arnold, entre outros. Todos no começo da careira. Ele começou o discurso falando em o que fazer com seus 750.000 dólares.

Lembro da cara da galera, vendendo o que desse para viajar e o homenzinho lá falando de milhão de dólares.

Outra parte engraçada foi a Atp ensinando os jogadores a responderem aos repórteres. Eles nos gravavam e colocavam três entrevistadores na nossa frente. A grande maioria não falava inglês, os que falavam não paravam de falar coisas erradas. O mais tosco era o Jordi Burrilo, um cara super legal, engraçado mas sem nenhuma vergonha, idéia do ridículo ou do certo. Ele respondia o que vinha na cabeça, tirando gargalhadas de todos no lugar. Inglês? Na primeira pergunta que fizeram ele pediu um “tradutor do inglês para o catalão”. Sem noção nenhuma.

Tirando as coisas engraçadas essa iniciativa é muito legal e importante. Dá ao jovem tenista um pouco de informação e idéia de como se comportar em certos assuntos bem importante

As pessoas não fazem muita idéia da pressão e mudança na vida de jovens que de um dia para o outro ganham muita grana, empregam varias pessoas e são “vidraça” no seu país. Esse tipo de “ajuda” faz com que o jogador saia mais forte, mais maduro e com um pouco mais de noção das coisas.

Eu aprendi muito, é verdade que muita até esqueci,mas recomendo e sempre digo aos jovens para aproveitarem cada dica que eles dão nesses três dias.


Veja neste artigo da ATP, publicado no dia 5 de dezembro de 2008, que ainda hoje em dia isso é levado a sério, pelo menos pela ATP.
O brasileiro Thomaz se graduou em 2008, veja aqui a matéria no TenisBrasil.


 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis

Loading ...